terça-feira, 21 de outubro de 2008

Carros Bizarros!

Olá pessoas! Beleza-eza? Aqui é o Igor falando, e o nosso tema é curiosidade. Você conhece um carro que liga e desliga pela voz, que muda de música e abre a porta quando você fala? Não!?!? Nem eu. Por isso, vou citar os 8 carros mais bizarros de todos os tempos.

Os 8 Carros mais Bizarros da História!

WIENERMOBILE
País de origem: EUA
Período de produção: Desde 1936 até hoje

Por que é bizarro: O carro mais antigo da lista - e o único fabricado até hoje - foi lançado pela lanchonete Oscar Mayer (por isso, o formato de salsicha). Mais de 70 anos depois, o carro evoluiu sem perder o "estilo" original e pode ser encontrado em todo o território americano.
Curiosidade: Além de chamar atenção nas ruas, o Wienermobile já apareceu no cinema e em vários programas de entrevista da TV americana.

AMPHICAR
País de origem: Alemanha
Período de produção: de 1961 a 1968
Por que é bizarro: Este conversível foi o único automóvel anfíbio - andava na terra e na água - já produzido e comercializado em massa. O aço da carroceria não enferrujava e o chassi e as portas eram vedados, para evitar entrada de água.
Curiosidade: Quando ainda estava na fase de testes, o carrinho navegou o canal da Mancha, atravessando os 33 quilômetros que separam a Inglaterra do continente europeu.

ISETTA
País de origem: Itália (fabricado no Brasil pela Romi)
Período de produção: 1953 a 1962 (1956 a 1961, no Brasil)

Por que é bizarro: Além do formato de bolha, das dimensões reduzidas (1,34 metro de altura e 2,3 de comprimento) e da capacidade para dois passageiros, a única porta ficava na frente e alguns modelos tinham três rodas.
Curiosidade: Foi o primeiro carro produzido em larga escala no Brasil - nem tão larga assim, porque a Romi só fabricou 3 mil carros - e fazia 25 km com 1 litro de gasolina.

TYRRELL P34
País de origem: Inglaterra
Período de produção: 1976 e 1977
Por que é bizarro: O engenheiro Derek Gardner trocou as rodas dianteiras por quatro rodinhas, mantendo a aderência e facilitando o fluxo de ar. O F-1 de seis rodas até conquistou uma vitória, mas as rodinhas eram caras e davam um trabalhão.
Curiosidade: Outras equipes, como a March, a Williams e até a Ferrari, chegaram a testar modelos com seis rodas, mas todas desistiram da idéia.

RELIANT ROBIN
País de orige m: Inglaterra
Período de produção: de 1973 a 1981 e de 1989 a 2001

Por que é bizarro: O Reliant conseguiu ser diferente mesmo entre modelos da estranha categoria dos carros de três rodas - talvez seja o único com uma roda na frente e duas atrás. Umas das idéias originais do modelo era enquadrá-lo na categoria de motocicletas, o que garantia menos impostos.
Curiosidade: Na Inglaterra existe até corrida de Reliant Robin. Durante as provas, é comum vê-los capotando por causa da instabilidade do triciclo.

CHRYSLER TURBINE
País de origem: EUA
Período de produção: 1963

Por que é bizarro: O motor funcionava como uma turbina de avião a jato, com muita potência, mas vibração e barulho reduzidos. Foram fabricados apenas 55 exemplares - testados por 50 consumidores - e depois o projeto do carro-turbina deu origem a outros protótipos.
Curiosidade: Este, sim, era um carro "flex": aceitava todo tipo de combustível, de gasolina a querosene, passando por óleo vegetal, perfume Chanel nº5 e até tequila.

PLYMOUTHT SUPERBIRD
País de origem: Estados Unidos
Período de produção: 1970

Por que é bizarro: A princípio, seria um carro de competição, mas, para colocá-lo nas pistas da Nascar - tradicional categoria de corridas dos EUA -, a Chrysler teve que produzir 1 920 exemplares do Superbird para comercializar. A Nascar só aceita carros comerciais.
Curiosidade: Em 2006, o Superbird ganhou as telonas como O Rei, personagem campeão do filme Carros. Além disso, o Superbird de verdade tinha uma buzina que fazia o barulho típico do Papa-Léguas.

PLATTENWAGEN
País de origem: Alemanha
Período de produção: de 1946 ao início da década de 1970

Por que é bizarro: O "carro-plataforma" da Volkswagen nunca chegou às ruas, já que foi feito para atuar em fábricas. O modelo, construído com chassi de Fusca, era uma picape invertida, com a cabine atrás e carga na frente.
Curiosidade: Em 1947, o importador holandês Ben Pon visitou a fábrica da Volks em Wolfsburg e rabiscou uma Plattenwagen com o motorista deslocado para a frente do veículo e com bancos e carroceria cobrindo a plataforma - nascia aí a Kombi.

Infelizmente este é o fim do post... Mas eu não iria embora assim, ou seja, vou deixar uma frase para concientizar as pessoas: Drogas fazem a gente perder a memória e... uma outra coisa que não lembro.
Abraços e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Da hora !!! o Reliant Robin é extremamente brizarro .......... !!!

    ResponderExcluir
  2. Bem bacana o post. Lembrei que o Reliant Robin, é sempre o carro-vítima, em estacionamentos, do Mr. Bean. Assista que vc vai gostar.

    ResponderExcluir